sábado, janeiro 15

Moral versus Moralismo


Graças a Deus fui orientado por todos os padres professores (cursos de Filosofia e de Teologia) da Tradicional Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte (PUC-prêmio melhor universidade privada do Brasil) durante o período em que me formava nesta faculdade frequentando estes cursos a não dar ouvidos nem atenção à pessoas como o Felipe Aquino. Ele foi execrado "conceitualmente" principalmente por muitos teólogos respeitados e altamente capacitados não só por condenar algumas atitudes e posições de Dom Luciano (finado e famoso bispo santo respeitado, conhecido e reconhecido no Brasil todo) como principalmente por fazer leituras fundamentalistas teológicas, segundo o comentário dos professores. 
Bom, eu procuro seguir o que a formação da Igreja ensina aos padres e, como sabemos, quem obedece nunca erra, na Igreja nossa mãe.
Tenho "pena" dos pobres ingênuos irmãos sem a formação específica para poder "peneirar" alguns textos deste homem de "Boa Vontade". E segundo um dito popular sabemos que só boa vontade não resolve. Ele tem boas intenções e idéias, com certeza é uma boa pessoa. Mas, acaba por ser subjetivo demais com muitas nuances moralistas.
A Igreja prega a Moral (bem entendida) não o Moralismo. Uma ética holística cristã bem integrada e não com preconceitos subjetivistas.É o saber dialogar com o mundo comtemporâneo e não com a dualidade Platônica Corpo x Alma.
Por ter audiência nos meios de comunicação, acaba, consequentemente por adquirir credibilidade.
Espiritualidade é difente de Espiritualismo.
Piedade é diferente de Pietismo.
Nossa fé diviniza o humano e humaniza o divino para interagir no mundo com todas as suas possibilidades de escolhas livres sem recalques ou sublimações para Deus. Isso não é a acese tão bem ensinada e vivida, antes de tudo pelos mosteiros
O texto que recebi sobre o rock é semelhante ao que está acima: cheio de verdades e com inúmeras imprecisões subjetivistas. Em ambos os casos, existe uma análise com intuito de boa vontade em ter compromisso com a verdade, embora um tanto tautológicas com analogias simples e pobres (ainda que esta última bem mais embasada que a primeira).
Tenhamos mais cuidado com o que difundirmos como verdade (por mais confiável que pareça ser a fonte).
Pergunte antes, não é vergonha não saber.
Ter personalidade é fazer a dialética com o mundo acontecer e nele inserir em seguida Cristo como fez o Apóstolo Paulo entre tantos povos de diferentes credos e culturas. 
Primeiro dava testemunho diferente, depois orientava a Cristo, era humilde ainda que inteligente, era perspicaz e comunicativo, mas, dócil ao Mistério Divino.
Não ia apontado arrogantemente o dedo para ninguém, antes, sabia que era convertido, mas outrora fora também pecador e que não sabemos do dia de amanhã, posto que sabemos de nossas fraquezas e finitudes humanas, por isso era sábio, não foi qualquer um.
Não era preconceituoso muito menos de vida dúbia ou falsa, falava a Verdade a quem fosse, mas sempre na caridade, logo, não era covarde, pois assumia o preço de suas atitudes para Deus. Não usava a Palavra de Deus para os seus vãos e mesquinhos propósitos ou conclusões, portanto, moralistas. Autêntico servo de Deus ele era.
Tenhamos sim pensamentos da Igreja, mas com alteridade e autonomia.
Não sejamos meros repetidores. Tenhamos a capacidade de buscar formação sólida e equilibrada. Não fiquemos como muitos: na periferia e na superficialidade da fé. Somos convidados  às aguas mais profundas. Condições: virtudes teologais - fé, esperança e caridade unidas às potências da alma: intelecto, vontade e memória.

Uma coisa é condenar o pecado, outra é condenar o pecador... Só Deus pode fazê-lo, ainda sim Jesus ficou mais próximo a eles pois os que se achavam dignos deles ficaram por último.
Na frente deles: prostitutas, cobradores de impostos e um tal Saulo que matava cristãos ...
 
"...É muito mais honesto estar nú,... do que usar roupas transparentes." 
 
 
"Duas coisas enchem o coração de uma admiração e de uma veneração sempre renovadas e sempre crescentes, à medida que a reflexão nela se detém e a elas se aplica: O céu estrelado acima de mim  e a Lei moral em mim."  - Kant
    
 
"Conhece-te a Ti mesmo" - Sócrates
 
A Melhor:
 
Mas o que sai da boca provém do coração, e é isto o que torna o homem impuro.
De fato, é do "coração" que provêm as más intenções, homicídios, adultérios, devassidão, roubos, falsos testemunhos e injúrias. Aí está o que torna o homem impuro; mas, comer sem ter lavado as mãos não torna o homem impuro. - Mateus 15, 18-20.
 
Para que ser mestre se a alegria do grande Mestre dos mestres foi ser servo...

Contribuição do meu estimado Irmão de elevadas reflexões: Eduardo Andrade

Nenhum comentário: