terça-feira, março 22

Núcleo de Pesquisas em Filosofia no Mundo Islâmico Medieval (NUR)


Idealizado pelos professores Jamil Iskandar e Cecilia Cavaleiro de Macedo, o Núcleo de Pesquisas em Filosofia no Mundo Islâmico Medieval (NUR) está sediado na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - a primeira universidade brasileira a contar, em seu Curso de Filosofia, com duas cadeiras independentes de Filosofia Medieval Árabe e Filosofia Medieval Judaica.
O núcleo dedica-se a investigar o desenvolvimento do pensamento filosófico medieval sob o domínio islâmico através do estudo das obras de seus maiores expoentes, bem como suas origens e influências sobre a história do pensamento filosófico. Para tanto, conta com três linhas de pesquisa: duas delas contemplam a produção filosófica islâmica e a produção filosófica judaica do período, e uma terceira linha apresenta um espectro mais amplo, sendo dedicada à investigação das fontes destes pensamentos, dos diálogos possíveis com outras correntes filosóficas ou outros ramos do conhecimento, assim como dos desdobramentos posteriores destas importantes contribuições na história do pensamento até os dias atuais.
O trabalho principal do grupo consiste nas pesquisas individuais e compartilhadas dos professores integrantes e na orientação de monografias, trabalhos de iniciação científica e dissertações. Os pesquisadores participantes mantêm também um grupo de estudos presencial na UNIFESP/Campus Guarulhos, em caráter permanente, voltado a temas e obras compreendidos por estas linhas de pesquisa, assim como desenvolvem ações no sentido da divulgação desta área de investigação.
 
Coordenação:
Prof. Dr. Jamil Ibrahim Iskandar
Profa. Dra. Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo

Nenhum comentário: