quinta-feira, agosto 4

Um pouco de Juvenal Arduini...


"O ser humano é ambivalente. Conhecido e estranho, próximo e distante, transparente e opaco. O ser humano canta e protesta, dança e agride, congrega e dispersa. O ser humano é diáfano e indevassável, lúcido e nebuloso, acessível e inabordável. Circula pelas ruas, mas também recolhe-se na intimidade. O ser humano expande-se festivamente e tranca-se amargamente. É lógico e ilógico.
O ser humano é linguagem pluriforme. Fala e silencia, grita e emudece, gargalha e enclausura-se. O ser humano é palavra ofertada e palavra recusada. E recusar a palavra aos outros é rejeitá-los. O ser humano é fonte exuberante de comunicação, e também núcleo rígido de incomunicação. Comunicabilidade e incomunicabilidade são duas faces do existir humano. O ser humano é diálogo fecundo e monólogo estéril.
O ser humano é torrente de amor. Amar é expressão de vida, êxtase, paixão, impulso vital. É Eros. Mas o ser humano pode também gotejar ódio feroz. O ódio é filho de Tânatos. O ser humano é mistura de Eros e Tânatos. Quando o amor se perverte, converte-se em ódio implacável. Seres que se amavam apaixonadamente passam a odiar-se rancorosamente. E o “amante” chega a assassinar o  “ amado”.
O ser humano é fértil em criações. Cria vida, saúde, pão, paz, ciência, tecnologia. Mas o ser humano é também niilista. Incinera o mundo. Basta ver a guerra. O ser humano constrói maravilhas, mas também pode arrasá-las. Planta a semente e desintegra a germinação.
Pai luta para ter filho; e pai estupra a carne de sua carne. Mãe sangra para sustentar o filho; e mãe abandona ou estrangula o recém-nascido.
O ser humano sente necessidade de convivência e solidariedade. Mas é também anti-social. A discriminação, o fanatismo e o sectarismo esfiapam o tecido da sociabilidade. O ser humano fascina. As pessoas seduzem pelo amor e pela beleza, pela inteligência e pela bondade. Mas também as pessoas intimidam e ameaçam com violências e assassinatos. O ser humano cativa com afeição e algema com servidão.
O ser humano é águia altiva que recorta horizontes vastos. E é também verme que rasteja. O ser humano empolga pelos avanços científicos e históricos, e frustra pela vulgaridade e pelo aviltamento. A fronte do ser humano roça a face de Deus, mas seus passos escorregam na lama. O ser humano dignifica-se pela fidelidade e abastarda-se pela traição.
O ser humano é paradoxo antropológico. Muitos exaltam a grandeza do ser humano. Outros muitos lhe estigmatizam a vileza. O ser humano não se define por conceito matemático. É seqüência de contrastes. É campo de “joio e trigo”. É ser em devenir. Pode acertar e pode errar. Pode fazer-se e desfazer-se. Mas abriga potencial para re-fazer-se. O ser humano é capaz de eliminar o ódio, a perversidade, a destruição. E pode propulsar energias criadoras inteligentes que amadureçam a consciência, redirecionem a liberdade, cultivem o amor, promovam a justiça, efetivem a solidariedade e assumam a responsabilidade.
O ser humano é oscilante. É paradoxo. Avança e recua, atrai e expulsa, ergue-se e recai, edifica e pulveriza, arrisca-se e amoita-se. O ser humano não é apenas herança. É decisão. É gênese existencial. É conquista de todos os dias. Lidar com o ser humano é lidar com o paradoxo."

16 comentários:

Filosofia disse...

O Ser Humano é um ser Racional,que consegue diferenciar o bem e o mal,e a o mesmo tempo podendo fazer algumas pessoas felizes e outras infelizes.
O que é o ser Humano?
Sera amar?
Sera odiar?
Ser feliz?
Ser infeliz?
Quem somos nós?
Pode se dizer que o ser humano manda e faz o que quiser da sua própria vida?
E o livro arbítrio sera que existe mesmo?
Quem somos nós para responder?
O ser humano não e capaz de decidir sua própria vida?
Podemos sentir saudades sentir dores e até mesmo o desespero de um dia ficar sem que realmente amamos!
Somos incapaz de viver sem amor!.

Guilber_Tutty disse...

Esta dualidade citada no texto nos classifica muito bem, o ser humano é isso, indescritível.Nunca teremos o controle sobre isso, sempre fomos assim e nunca mudaremos,temos que tentar intender e nos adaptar a essas coisas.

maria pricila disse...

bom na minha opinião,eu achei muito interessante pois o tema aborda sentidos diferentes tanto nos sentimentos e cada um como no nosso dia a dia,o ser humano é um ser muito estranho podendo ser falso,traidor e a mesmo tempo pode se manifestar de diversas formas tanto como conhecido como no estranho podendo ser proximo e ao mesmo tempo distante,transparente e opaco,podendo não confiar em ninguem pois as vezes vc confia em alguem mas na verdade essa pessoa que vc tanto confia e a pessoa que mais quer te fazer mal no mundo,podendo
o ate as vezes chegar a matar por ciumes e odio.por isso pense bem em quem vc confia pois quem vê cara não ve coração

Odicleia disse...

O texto define como é o ser humano, destacando tudo o que o ser humano é capaz de fazer. Ele fala de suas maldades e bondades, de sua inteligência e incapacidade, da forma de expressão, de tudo o que o ser humano é, as vezes chega até ser estranho mas essa é a verdadeira explicação para o chamado "ser humano".

Betania disse...

O texto nos mostra como e o ser humano,no mundo voce encontra muitas pessoas boas e muitas ruis.Isso que o texto nos mostrou o quanto o ser humano tem intervergencia de pensamento,ninguem consegue entender ninguem.

dayana disse...

o ser humano é tudo o que acontece no planeta quer saber aonde vai seus limite de pensamento e aonde vai seu conhecimento que ele tem da vida,eles planeja sua vida como ela vai ser da aqui 20 anos ou mais do que a vida mostra.
Ser humano pode fazer de tudo e acabar com o mundo,e se destruir suas próprias vidas ate de outras aonde esta seu redor em segundos,é capaz de imitir suas raiva,tristeza,ódio e etc o ser humano é assim só acaba na hora que pensa na própria vida

Denise Santos Soares disse...

O SER HUMANO É UM SER INEXPLICÁVEL, ONDE NEM ELES MESMOS CONSEGUEM DIZEM QUEM REALMENTE SÃO.
AO MESMO TEMPO QUE CONSEGUEM AMAR CONSEGUEM ODIAR... ISSO ACONTECE PORQUE MUTOS NÃO CONHECEM O VERDADEIRO AMOR, NÃO SABE COMO VIVER, E NEM CONSEGUE VIVER A VERDADE!
A FALTA DE UM DEUS, PARA MOSTRAR A VERDADEIRA FELICIDADE, PARA DESCOBRIR QUE A MELHOR MOMENTO DA VIDA É SABER AMAR!!

Raissa Gaspar e Pamela Brancher disse...

O ser humano é capaz de imaginar e criar tais coisas que ao mesmo tempo pode destrúi-las,o ser humano é capaz se dar a sua pròpria vida por seus filhos, mas também podem tira-las apesar de sentir a necessidade de convivência e de solidariedade.
O ser humano cativa com afeição e seduzem pelo amor, beleza e pela inteligência, apesar de que são capazes de ameaçar com violências e assassinatos.
O ser humano pode acertar, mas também pode errar, alguns reconhece os seus erros já outros nem fazem questão de ao menos tentar acertar.

Igor disse...

O texto esta falando que o ser humano pode machucar ele mesmo ou alguém da família e se maltratar.
o ser humano planta e colhe o que plantou, não respeita ele mesmo. O ser humano é egoista e inexplicavél.

Paulo Sergio disse...

O texto de Um pouco de Juvenal Arduini, retrata a fase do homem, ou seja, ao mesmo tempo em que o homem expressa carinho, amor afeto com sua família ele também pode destruir com suas próprias mãos.
Um exemplo claro, uma hora estou feliz com algo que me deixa motivado em menus de 10 minutos estou triste, á vezes quando estou no meio dos amigos rindo contando história passadas, depois de algum tempo me bate uma solidão como que me faltasse algo em mim.
Isto que acontece com o HOMEM RACIONAL.

Betania disse...

este texto nos mostra os lados bons do ser humano e o valor que temos,mas as vez nos mostra os pontos negativos que temos.

dayana disse...

O ser humano é a possibilidade de abordar os problemas no mundo que existir o conhecimento das virtudes e objetivos da vida.A política entre o homem e a natureza com o que reagem a tecnologia na sociedade,e busca de compreensão metadologia apropriada para reproduzi-lo como a razão e a bondade do ser humano na terra.
Homem tem coragem até matar seu amor por siumes,vingança e ódio feroz.

carine apareciada castro disse...

O texto fala que o ser humano tem duas faces,que pode ser boa ou má,ele pode ser uma pessoa calma ou explosiva que o ser humano é significado de coisas novas e de criatividade.

dayana disse...

O ser humano é a que possibilidade de abordar os problemas no mundo que existir o conhecimento das virtudes e objetivos da vida.A política entre o homem e a natureza com o que reagem a tecnologia na sociedade,e busca de compreensão metadologia apropriada para reproduzi-lo como a razão e a bondade do ser humano na terra.
Homem tem coragem até matar seu amor por siumes,vigança e ódio feroz.

dayana disse...

Ser humano pode fazer de tudo e acabar com o mundo,e se destruir suas próprias vidas ate de outras.Homem tem até coragem até de matar seu amor por ódio feroz e vigança.O ser humano tem os problemas no mundo e objetivos da vida.
O ser humano pode acertar, mas também pode errar, alguns reconhece os seus erros já outros nem fazem questão de ao menos tentar acertar.

Filosofia disse...

O ser humano tem varias faces,não existe aquele que sabe o que realmente quer na vida.existe aquele que quer mais que os outros.
O ser humano de hoje não tem noção do que e viver a vida.
ninguém nessa vida é preparado para ouvir um não ou perder alguem temos sentimentos mas não ao fato de se tornarmos loucos por algo que ja saibamos que um dia iria-mos perder cedo ou tarde antes ou depois.
A vida e tudo que temos,de mais valioso,e sabemos que um dia não teremos mas ela,para se preocupar em tornar tudo saudavel e tudo melhor do que já é.
O ser humano e incapaz de aceitr a sua morte,mas todos sabem que um dia ela ira chegar.
oa chegarmos a uma conclusão definimos o ser humano,em um objeto usado para realizar coisas desejadas.