quinta-feira, agosto 4

Só sei que nada sei


Saber que nada se sabe, é o passo mais importante de toda filosofia de Socrátes e uma das maiores contribuições para a arte do filosofar. Embora muitos filósofos façam oposição a esse fundamental mestre do pensamento ocidental, é de se reconhecer o grande mérito de sua tomada de consciência sobre a própria finitude do ser humano, a fronteira entre cada homem e aquilo que ele chamaria de ente oculto.
O mestre de Platão dá a essa experiência, do ente fora de alcance, o sutil nome de ignorância, afinal tal experiência revela o próprio saber humano. Saber-se ignorante é ter contato com a essência da verdade, a qual implica necessariamente na Verdade Absoluta, o que também poderíamos chamar de Ente ou Substância Suprema, Absoluto ou Uno.
Uma vez que tomamos consciência deste caráter metafísico da verdade, nos livramos de qualquer pretensão de rete-lá, hegemoniza-la, ou termos plena posse dela. O que nos deixa mais livres para contemplar a beleza de um pensamento que se submete à urgências, prazos e objetivos estagnantes. Diante de tal possibilidade é prazerosamente viável uma filosofia desprovida de qualquer proselitismo.
         A conhecimento da própria ignorância nos faz olhar com mais solicitude e critério para a realidade e para os objetos. Aquele que não se sabe desconhecedor ouve em tudo uma eco de si próprio, ao invés de se abrir para os sentidos próprios de cada aspecto que se desvela a sua frente. A autêntica reflexão busca saber o que as coisas realmente são e não o que desejamos que elas venham a ser.

2 comentários:

Só sei que nada sei disse...

Ele quis dizer nesse texto, que a sabedoria passa os nossos limites e a gente nem percebe, e também quis mostrar que a verdadeira pessoa sábia acaba se colocando na posição de aprender cada vez mais.

todos pela paz anderson disse...

SÓ SEI QUE NADA SEI;
ESSE TEXTO NOS MOSTRA QUE NOS NÃO SABEMOS DE NADA POR CAUSA QUE CADA DIA QUE PASSA NOS APRENDEMOS MAIS , E TEM ALGUMAS PESSOAS QUE PENSA QUE SABE DE TUDO MAS NÃO SABE E TAMBÉM AS PESSOA FALA QUE QUANTO MAIS VELHO MAS SE SABE ,MAS A SABEDORIA VEM COM FORMA NOS ATINGIMOS NOSSOS OBJETIVO.