segunda-feira, outubro 8

O Nascimento da Loucura...



"(...)meu nascimento não foi anunciado por meu choro; assim que vim ao mundo, viram-me sorrir graciosamente para minha mãe, a ninfa Neotetes, a Juventude. Seria um grande erro eu invejar a Júpiter a felicidade de ter sido amamentado por uma cabra, pois as duas ninfas mais graciosas do mundo, Mete, a Embriaguez, filha de Baco, e Apédia, a Ignorância, filha de Pã, foram minhas amas-de-leite. Podeis vê-las aqui entre minhas seguidoras.
A propósitos de minhas seguidoras, convêm que vo-las apresente. A que vos observa li com um ar arrogante é o Amor-Próprio. A outra, com um rosto afávele as mãos prontas para apludir, é a Adulação. Aqui vedes a deusa do Esquecimento, que adormece e parece já esquecida . Mais adiante, a Preguiça tem os braços cruzados e apoiados sobre os cotovelos. Não reconheceis a Volúpia, por suas guirlandas, suas coroas de rosas, e pelas essências deliciosas com que se perfuma? Não notais que a que passeia a toda volta seus olhares imprudentes e incertos? é a Demência. Aquela outra, de pele luzente, corpo abundante e rechonchudo, é a deusa das Delícias. Mas também percebeis dois deuses em meio a essas deusas. Um é Como* e o outro é Morfeu**.
É com o auxilio desses servidores fiéis que submeto a meu império tudo o que existe no universo; é através deles que governo os que governam o mundo."


*Como: Deus grego que preside os prazeres da mesa
** Morfeu: personificação do sono e do sonho

Nenhum comentário: